Já não é novidade que o sertanejo é um dos estilos musicais de maior destaque no Brasil e isso cresceu muito nos últimos anos. Pegando carona no sucesso, o SBT estreia, a partir do próximo sábado (15), o Festival Sertanejo, que vai eleger a melhor música do estilo em 2013. Com direção geral de Leonor Corrêa, que já trabalhou em programas como Eliana, Melhor da Tarde O Melhor do Brasil, o projeto terá quatro apresentadores: a dupla Hugo e TiagoHelen Ganzarolli e Pedro Leonardo.

“É uma mistura de reality show com programa de auditório e quem vai eleger a melhor música sertaneja de 2013 é o público”, explica a diretora do Festival Sertanejo. “Com o crescimento do estilo nos últimos anos, a música fala mais, porque primeiro se escuta a música e depois vai saber sobre a história do artista”, destacou. “Quem consome a música que vai escolher o vencedor”, completou.

Jurados

A escolha das letras finalistas foi feita por três jurados, todos envolvidos com a música sertaneja: o produtor Cesar Augusto, que já trabalhou com Zezé Di Camargo e Luciano e, atualmente, trabalha no próximo disco de Gusttavo LimaAline Lima, filha do cantorChitãozinho; e Eduardo Bonadio, gerente corporativo da Crowley Broadcast do Brasil, empresa que mede a audiência das rádios.  

Todas as canções foram escolhidas durante shows quatro cidades: Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Uberlândia (MG) e Indaiatuba (SP).  Elas foram avaliadas pelo diretor musical Rommel Marques. “Foram cerca de 3.500 inscrições e reduzimos esse número para 16 composições”, contou.

Canções

O principal objetivo do programa é destacar a melhor composição. Das 16 selecionadas, ao todo são 23 pessoas, entre duplas formadas apenas por homens, mistas e cantores e cantoras solos, que interpretam as canções: “A maioria dos participantes é a compositora da própria letra. Somente dois foram indicados como intérpretes e os compositores vão estar ali no palco, acompanhando tudo”, disse Leonor.

Apresentadores

Leonor explicou que a escolha dos apresentadores foi de acordo com suas experiências, como Hugo e Tiago, que foram revelados pelo extingo FAMA, exibido na Rede Globo. Já Pedro Leonardo, que além de filho de um dos maiores ícones do sertanejo, Leonardo, também fez parte da primeira edição de A Fazenda, em 2009. Helen Ganzarolli sempre foi apaixonada pelo estilo musical e foi a primeira a falar a respeito de seu novo trabalho, durante a coletiva de imprensa na manhã desta segunda-feira (10):

“Fui rainha de rodeio, canto de vez em quando também, desde pequena eu curto o estilo. Estou muito feliz de estar nesse projeto”.

Pedro Leonardo, que se mostra recuperado após um ano do acidente de carro que o deixou durante um mês em coma, estará junto com Helen na casa sertaneja, estrutura montada para os participantes realizarem seus ensaios para as apresentações no programa, onde também vão receber diversas participações especiais.

Já Hugo e Tiago estarão ao vivo todos os sábados com o auditório até a final do Festival Sertanejo, no dia 7 de setembro. Além de estar no palco, para Tiago a experiência é boa para passar segurança aos participantes: “A gente viveu a mesma experiência, a gente sabe como é e temos a missão de passar segurança para as pessoas, porque há uma exposição do artista, que ele vai ter uma sequência depois do programa”.

Apoio de nomes de sucesso

O primeiro programa que vai ao ar no próximo sábado (15) terá a participação especial de Victor e Leo. Mas outros nomes de destaque do sertanejo não só gravaram chamadas falando sobre o Festival Sertanejo, como também apoiaram o projeto e vão fazer participações especiais no programa.

Zezé Di Camargo e LucianoLeonardoLuan SantanaPaula FernandesMunhoz e MarianoJoão Neto e Frederico, todos gravaram chamadas para os participantes. O segundo programa teremos Bruno e Marrone e o terceiro será com Leonardo”, disse Rommel Marques.
 
Pedro Leonardo sobre fim da dupla com o primo Thiago: ''Ainda não tenho possibilidade de voltar a cantar''